COLÉGIO SANTA AFRA

PREPARANDO SEUS ALUNOS PARA O FUTURO.

2016 COLÉGIO SANTA AFRA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Produzido por JBN

PORTUGUÊS

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: A LINGUA EM MOVIMENTO
(WILZA )

Orientador: Wilza

Abrangência: Ensino Fundamental

Número de Alunos: 40

Projeto: Diversidade linguística: A LINGUA EM MOVIMENTO

OBJETIVOS

• Conhecer as diversidades linguísticas existentes em nosso país e valorizá-las enquanto marca identitária;

• Conhecer mais sobre as variações linguísticas e sua decorrência, basicamente visando eliminar os preconceitos existentes na vida dos falantes;

• Conhecer a nossa língua por meio das músicas, danças, peças, recitais, dentre outros meios orais.


METODOLOGIA

  Esta pesquisa desenvolvida contemplará muitas questões que colaboraram na tentativa de refletir sobre o tema na teoria e na prática do ensino da língua. E apoiados por teóricos, expressões artísticas e corporais por meio de um estudo minucioso que se dará no período de 04 meses e finalizar-se-á com um momento cultural incluso no EXPOAFRA, procuraremos mostrar o que é variação linguística  em sua diversidade sem deixar de enfatizar a necessidade do  domínio da forma padrão para a conquista de espaço na sociedade e no mercado de trabalho, e os diferentes ambientes para utilização da linguagem  padrão e coloquial, levando em conta a bagagem histórica, cultural e social de cada aluno.

     Em virtude disso, no decorrer desse projeto muitas coisas serão apreendidas e aprendidas. Ao passo que muitos momentos criativos que instigará a buscar o saber e o aperfeiçoamento da língua.

     Ressaltamos ainda que é com o conhecimento, o empenho e a dedicação dos profissionais que a utilização dessas linguagens poderá ocorrer, sendo empregada e ensinada, sem preconceitos ou conceitos gramaticais. Enfim, consideramos que a reflexão desenvolve e aperfeiçoa a consciência e que habituando a mente, descobrimos no pensamento a excelência.


JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema “Diversidade linguística: a língua em movimento” ‟, deu-se em razão da diversidade que temos em nosso idioma, a maneira de falar em nosso cotidiano, que são influenciados por uma linguagem regional provinda de grupos sociais em sua cultura diversificada. Como também, em relação aos preconceitos linguísticos enfrentados, no decorrer do período escolar, pela falta de entendimento da linguagem oral,  e ainda por atender o conteúdo proposto no referencial curricular.                                  

 Desta maneira, pensamos enquanto docentes em mediar este conteúdo através de momentos lúdicos, pesquisa e trabalho audiovisual, dramatizações, músicas, danças desta bonita região. Justificamos também a realização deste trabalho por entendermos e defendermos que a diversidade linguística cultural precisa ser respeitada e apreciada.


DESENVOLVIMENTO

A língua se relaciona com sociedade porque é a expressão das necessidades humanas de se congregar socialmente, de construir e desenvolver o mundo. A língua é somente a expressão da alma, ou do íntimo, ou do que quer que seja, do indivíduo; é acima de tudo, a maneira pela qual a sociedade se expressa como se fosse a sua boca.” (SIGNORINI, 2002. pág.76-77)


Percebe-se então, que a língua é indispensável na formação da sociedade apesar de suas variações devido a fatores, dentre eles, alguns apresentados no projeto. Com o propósito de ter um maior conhecimento sobre o tema e, principalmente, conhecer mais sobre as variações linguísticas e sua decorrência, visando eliminar os preconceitos existentes na vida dos falantes, teremos os seguintes procedimentos em nosso projeto:

1º momento: Envolver os alunos com pesquisas relacionadas ao tema;

2º momento: Trabalhar com oficinas envolvendo-se com poemas, entrevistas,dramatizações, cartazes, panfletos, dentre outros...

3º momento: Fazer um,a análise do que foi trabalhado, observando o conhecimento especifico de cada participante.

5º momento: Organizar-se  para o momento final do projeto.

6º momento: EXPORAFRA -Culminância(momento cultural).

      Tudo citado acima, estará  sendo explanado na metodologia que será usada das pesquisas realizadas com os alunos e professores envolvidos, para então, fazer um levantamento das variações encontradas em nosso contexto, nossa região. A pesquisa se desenvolverá  com os alunos inscritos no projeto do 6º ao 9º ano.