COLÉGIO SANTA AFRA

PREPARANDO SEUS ALUNOS PARA O FUTURO.

2016 COLÉGIO SANTA AFRA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Produzido por JBN

GEOGRAFIA

EM MEU SER CANTA UMA HISTÓRIA
(GERALDO RAMIRES DE LIMA JÚNIOR)

Orientador:

Abrangência: Ensino Médio (EM2 e EM3)

Número de Alunos: 15

Projeto: Em meu Ser canta uma História


METODOLOGIA

Desenvolver uma interpretação que envolva os conceitos de espaço cultural e suas relações com o meio social, filosófico, natural e emocional que desenvolvam o caráter do cidadão urbano. Ao descobrir-se como agente do meio, em sua transformação, sua transmutação e, por assim dizer sua absorção o homem ao mesmo tempo que transforma torna-se por assim dizer agente de constante mutação, adaptando-se ao espaço e alterando-o constantemente. Tais alterações podem ser observadas nas diversas dinâmicas pessoais, familiares e sócias que o cidadão apresenta ao longo da sua vida. Sua interação com o meio e o próximo revela apenas uma pequena parte do contexto pessoal de cada um. A música é um dos principais mecanismos que alargam o conhecimento do próximo.


OBJETIVO

Desenvolver os conceitos psicossociais inerentes ao cidadão urbano, baseando na interpretação de autores brasileiros e sua visão de mundo (amores, sofrimentos, relações, dúvidas existenciais, relacionamentos familiares) como chaves de alteração do conflito urbano e geográfico.


JUSTIFICATIVA

O processo cognitivo de formação do cidadão de uma forma em geral passa por suas emoções diárias. O impacto positivo ou negativo do cidadão está intimamente ligado aos conflitos pessoais e como o mesmo pode superar as atuações diárias.


DESENVOLVIMENTO

Para facilitar o trabalho em questão, os alunos devem possuir noções básicas de canto, interpretação e saber tocar algum instrumento musical (em especial violão, baixo, guitarra e teclado);

A sala de aula deverá ser completamente transformada em um ambiente de palco, com iluminação e cadeiras apropriadas (se possível 30 cadeiras do auditório para melhor acomodar os expectadores;

Serão apresentadas 10 músicas com breves apresentações teatrais que antecedem e preparam a música.

As músicas e suas relações estão relacionados com as seguintes temáticas:

1- O homem como agente de si (seus medos, suas máscaras, seus sonhos);

2 - O homem como agente de afetos (pais e filhos, amores, amigos);

3 - O homem como agente de transformação (Questiona-se, questiona o próximo, questiona as instituições).


A apresentação encerra-se com a música Brasil (cazuza) convidando a todos a uma reflexão em que país desejamos viver.

O intervalo entre uma apresentação e outra será de 30 min

Estará compondo o espaço visual da sala: Projetor áudio visual, instrumentos musicais, TNT de tonalidade escura, um banco para a apresentação dos interpretes.