COLÉGIO SANTA AFRA

PREPARANDO SEUS ALUNOS PARA O FUTURO.

2016 COLÉGIO SANTA AFRA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Produzido por JBN

MATEMÁTICA

A GEOMETRIA É SHOW
(MAGNO QUERINO DA ROCHA SANTOS)

Orientador: Magno Querino da Rocha Santos

Abrangência: Ensino Médio (EM2 e EM3)

Número de Alunos: 30

Projeto: A Geometria é show


METODOLOGIA


OBJETIVO

O objetivo deve ser claro, coerente e sucinto para dizer o que o projeto quer; Deve refletir a razão de ser do projeto, podendo ser abrangente; Deve estar ajustado às normas dos financiadores - muitas instituições buscam palavras-chaves no texto do projeto (sustentabilidade, desenvolvimento social, impacto ambiental / social, etc).

2.1. GERAL

Reconhecer as diferentes formas de figuras geométricas, sabendo relacioná-las com construções reais e utilizar suas formulas de área e volume.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


JUSTIFICATIVA

Desenvolver as razões pelas quais se julga necessário / plausível a execução do projeto.

No estudo da geometria, tanto no ensino fundamental como o ensino médio, os alunos possuem dificuldade de entender os conceitos e aplicações que envolvem os conteúdos estudados. Desde as séries iniciais os professores geralmente trabalham com as figuras e objetos planos, um dos exemplos é o trabalho com os blocos lógicos. As figuras mais conhecidas e geralmente trabalhadas em sala de aula são: o quadrado, o circulo e o triângulo, no entanto esses são conceitos abstratos para o aluno.

Num primeiro momento o estudo da geometria não faz nenhum sentido para os alunos. Geralmente é ensinada sempre partindo da geometria plana, apresentando as figuras achatadas, desenhadas no livro, dando pouca ênfase para a tridimensionalidade, não integrando os objetos sólidos com o espaço, a representação das formas, e principalmente não fazendo relações com objetos de nossa realidade.

Nosso projeto pretende justamente fazer as relações entre a geometria e o cotidiano dos alunos.


DESENVOLVIMENTO

Para fazer com que os alunos do ensino médio do Colégio Santa Afra desenvolvam: a participação, o trabalho em equipe, o respeito e a autoconfiança, a equipe criará 50 figuras  espaciais todas em isopor com as mesmas medidas, além disso, várias maquetes de espaços de lazer da nossa cidade(Arapiraca), mas em uma versão geométrica.

2.3.1. FORMA DE APRESENTAÇÃO

O grupo deve conter entre 20 e 30 alunos onde será dividido em 3 outros grupos, criação dos 50 poliedros, criação de 6 metros de maquetes que retratem espaços de lazer da nossa cidade(Arapiraca) e outro grupo a parte tecnológica, ou seja, programas que utilizam as figuras espaciais.

A apresentação será na primeira sala do térreo onde 8 alunos ficarão apresentando o mesmo das 19h às 21 h