COLÉGIO SANTA AFRA

PREPARANDO SEUS ALUNOS PARA O FUTURO.

2016 COLÉGIO SANTA AFRA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Produzido por JBN

MATEMÁTICA

MÚSICA: UM MECANISMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.
(MAGNO QUERINO DA ROCHA SANTOS)

Orientador: Magno Querino da Rocha Santos

Abrangência: Ensino Médio e 9º do Ensino Fundamental

Número de Alunos: 30

Projeto: Música: um mecanismo facilitador no processo de ensino aprendizagem da matemática.

Objetivo:

GERAL


ESPECÍFICOS


Método

PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO Para fazer com que os alunos do ensino médio do Colégio Santa Afra desenvolvam: a participação, o trabalho em equipe, o respeito e a autoconfiança, será criada por grupo 12 paródias e 10 artifícios mnemônicos para a prática dos alunos em sala de aula e em casa. FORMA DE APRESENTAÇÃO Cada grupo deve criar suas parodias e seus artifícios mnemônicos, já especificados anteriormente, em seguida deve criar panfletos e cds com os conteúdos criados e os mesmos devem ser distribuídos como brindes no dia da exposição (expoafra 2015) -Criação dos materiais com base em assuntos já vistos; -Apresentação no expoafra 2015 com as bandas e suas parodias; -Utilizar a internet como meio de divulgação dos eventos e das apresentações.

Justificativa

Araújo (2007) propõe uma perspectiva de Modelagem na Educação Matemática que implica uma abordagem, por meio da Matemática, de problemas ou situações aparentemente “não matemáticas”, ligadas à realidade, sendo estas escolhidas por alunos reunidos em grupos, de forma a embasar o desenvolvimento do projeto ou trabalho sob um viés da Educação Matemática Crítica. Contudo, Barbosa (2007) relata que uma das conceituações sobre Modelagem Matemática estaria Ligada aos “ambientes de aprendizagem”, sugeridos por Skovsmose (2000), em que os alunos são convidados a investigar, por meio da matemática, situações ligadas à realidade, o que aparenta estar ligado ao projeto de Modelagem Matemática sobre Matemática e Música, que desenvolvi durante o primeiro semestre de 2009 e que discutiremos neste artigo. Em meio aos teóricos citados anteriormente, considero a Modelagem Matemática em sala de aula, como uma estratégia / metodologia de ensino com objetivos educacionais implícitos, que contribua para a criação de um ambiente de aprendizagem.

Desenvolvimento

O projeto, música: um mecanismo facilitador no processo de ensino aprendizagem da matemática será desenvolvido no Colégio Santa Afra (CSAFRA) localizado na cidade de Arapiraca no estado de Alagoas com as turma do ensino médio. Como se pode observar em Gardner (1994), ao longo dos séculos houve várias tentativas de associar música com matemática, o que, para o autor, parecia uma tentativa em ressaltar a racionalidade musical ou até mesmo negar os “poderes emocionais” da música. Obviamente alguém, que está intimamente ligado à música, não pode abster-se de ressaltar as implicações emocionais e/ou os efeitos que esta exerce sobre os indivíduos. Entretanto, como a escrita e os valores das notas musicais são passíveis de matematização, é aqui, nesse ponto chave, que devemos promover relações matemático/musicais que possam contribuir com o ensino de tópicos da matemática a partir de analogias entre essas relações. Levando em consideração também que todas as letras musicais estarão ligadas a conteúdos matemáticos, por isso também será exigido do aluno um grande conhecimento do assunto para poder compor.