COLÉGIO SANTA AFRA

PREPARANDO SEUS ALUNOS PARA O FUTURO.

2015 COLÉGIO SANTA AFRA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Produzido por JBN

2014 COLÉGIO SANTA AFRA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Produzido por JBN

HISTÓRIA

CONTRACULTURA
(DAVID VITAL SILVA ACIOLI)

Orientador: David Vital Silva Acioli

Abrangência: EF 9º ano e Ensino Médio

Número de Alunos: Não definido

Projeto: Contracultura

A contracultura foi um movimento que surgiu na década de 1960, em plena Guerra Fria, como forma de protestos contra a violência gerada como resultado das disputas entre Capitalismo e Comunismo, ao exemplo da Guerra do Vietnã. Neste período há o surgimento de diversas lutas de caráter social, assim como, a luta pelos direitos dos negros (Black Power), os direitos feministas (Feminismo) e dos homossexuais (Movimento Gay).

Neste período há a explosão musical do Rock and Roll e bandas como The Beatles, Janis Joplin e Jimmy Handrix  incentivaram a geração Hippie e o Power Flower (Poder da Flor) que tinham como lema: “Paz e amor”. Posteriormente, a contracultura engendrou grupos mais radicais como o movimento Punk, iniciado pela banda Sex Pistols.

No Brasil a contracultura tem início em 1967, com o Tropicalismo, que revoluciona a música brasileira em plena Ditadura Militar. Artistas como Rita Lee (Mutantes), Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé e Maria Bethânia fazem parte deste movimento.


Objetivo:

Este projeto tem como objetivo aperfeiçoar a capacidade de contextualização do estudante a partir da analise do surgimento dos movimentos sociais e musicais com a Guerra Fria (1950-1989) e Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).