COLÉGIO SANTA AFRA

PREPARANDO SEUS ALUNOS PARA O FUTURO.

2016 COLÉGIO SANTA AFRA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Produzido por JBN

2015 COLÉGIO SANTA AFRA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Produzido por JBN

MATEMÁTICA

Orientador: Nicholas Ursulino da Silva

Abrangência: Ensino Médio

Número de Alunos: 20

Projeto: EU USO MATEMÁTICA NO DIA A DIA

Objetivo

Interligar o estudo da matemática com seu cotidiano, perceber a presença da matemática em tudo que fazemos no dia-a-dia e sua aplicação tanto na Saúde, na Contas, com dinheiro, na construção, nas estatísticas do mundo. Além de Desenvolver e resolver situações-problemas envolvendo a sustentabilidade.

Método

1- A saúde é Matemática - Cartazes – Colesterol, ácido úrico, diabetes: suas medidas para o paciente controlar esses índices - Cartaz – pressão arterial e seus efeitos (alta/baixa) - Material Concreto – convidar uma enfermeira para medir a pressão arterial dos visitantes - Cartaz – comparação dos batimentos cardíacos de uma pessoa em repouso, andando, praticando esportes - Os números da saúde – o que e em qual quantidade se deve consumir por dia (água, leite, ferro, etc)

2- A FOME NO MUNDO Mapas, dados, tabelas, fotos, filmes e documentários mostrando a fome em cada continente. Depois de radiografar os continentes, vamos comparar os dados coletados, analisar e entender o que eles nos dizem: - Em que continente os índices da Fome são piores? - Onde a Fome é menor? - Qual é a relação entre o desenvolvimento de um país e a Fome? Países mais ricos tem menos Fome? Como funciona a concentração de renda?

3- O mundo é Matemático - Cartazes e maquetes com as principais estatísticas globais: - quantidade de água doce x quantidade de água salgada - tamanho da Terra x tamanho de outros planetas x tamanho do sol - número de habitantes do planeta - Mapa mundi – a distribuição da população pelos continentes - os números do sistema solar (cartazes e maquetes)

4- As contas são Matemática - Cartaz mostrando diversos tipos de contas - Cartaz com desenho de uma conta de água ampliada explicando os principais dados da conta (pode-se fazer isso também com a conta de luz e de telefone) - Cartaz com uma conta paga em dia x conta paga em atraso = mostrar o conceito de multa

5- O Seu Dinheiro - Cartaz – Comparação de preço de eletrodomésticos à vista e à prazo + mostrar a diferença entre as formas de pagamento (juros) - Cartaz – Os juros que os bancos cobram: cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal. Fazer a comparação do capital emprestado x juro pago em cada modalidade - Cartaz – administrando o dinheiro = comparação entre uma pessoa que faz uma compra sem comparar preços x outra que faz comparando preços - Mesa – as duas compras (idênticas) e os preços muito diferentes que as pessoas pagaram (colocar os preços em pedaços de cartolina para facilitar a visualização) O projeto terá 5 equipes de 4 pessoas que falaram dos temas acima.


Justiticativa

A Fome, a saúde,as contas d sempre foram um problema, assim como é no mundo. Não tão distante assim, na nossa Cidade, na nossa Comunidade, podemos estar bem perto do problema sem perceber, por não estar com a ampla visibilidade que a imprensa dá. Por isso queremos conscientizar a todos sobre a importância dos fatos acima.


Desenvolvimento

O primeiro passo para contextualizar a matemática e aplicá-la no dia-a-dia é conhecer o contexto, o saber matemático do nosso aluno. O segundo passo é partir deste conhecimento, valorizando a bagagem de conhecimento de que o aluno já dispõe para, então, ampliar o mesmo. Respeitando este conhecimento, o professor irá ajudar na construção de conhecimentos significativos, a educação para o saber e o saber fazer. Vamos desenvolver varias técnicas matemáticas aplicadas no dia-a-dia envolvendo a sustentabilidade.

EU USO MATEMÁTICA NO DIA A DIA
(NICHOLAS URSULINO DA SILVA)